VALTUR INTERCÂMBIO
 
 
HOME >> ACOMODAÇÕES
 
 
ACOMODAÇÕES
 
 
Qual a melhor opção de acomodação durante o programa de intercâmbio?
 
Entre as populares casas de família (também conhecidas como homestay), passando pela opção de alugar um quarto, dividir o aluguel do apartamento com outro estudante, albergue, hotel ou residência estudantil. São muitas as possibilidades, e difícil é a decisão a ser tomada. Entre as variáveis em jogo está incluído o tempo que você estará vivendo no exterior, o tipo de vida que você quer levar (independente, familiar, etc) e o investimento que você está disposto a fazer. Confira as opções e descubra qual tipo de acomodação tem a ver com seu perfil!
 
 
CASA DE FAMÍLIA (HOMESTAY)
Uma das opções mais populares em programas de intercâmbio, você vive na casa de uma família e normalmente tem o quarto individual ou compartilhado. Algumas casas aceitam apenas um estudante por vez, enquanto casas maiores podem abrigar mais estudantes, de diferentes nacionalidades. Normalmente pacotes de casa de família incluem alimentação, podendo ser de 2 ou 3 refeições diárias. Como o estudante passa a tarde na escola as vezes é preferível pagar por 2 refeições apenas. O estudante é tratado como membro da família, e participa de atividades junto dos "novos pais" e irmãos, quando for o caso.

É uma ótima maneira de aperfeiçoar o idioma que está aprendendo e ainda conhecer melhor a cultura do país, através da vivência com a nova família. Além de oferecerem um ambiente seguro e estável para os estudantes é também uma opção mais confortável, já que não é necessário a preocupação com afazeres domésticos (limpar a casa, lavar roupas, etc) ou com alimentação (fazer supermercado, cozinhar, etc).

Recomendável para: Jovens que não querem se preocupar com afazeres domésticos ou intercâmbistas que vão ficar no país entre 1 e 3 meses no exterior.
 
 
RESIDÊNCIA ESTUDANTIL
A residência estudantil é oferecida pela maioria das escolas. Normalmente existe a opção de dormitórios privados ou compartilhados, e os quartos variam em tamanho e em qualidade.

Recomendável para: estudantes jovens e maduros, que necessitam de certa independência aliados a conveniência das facilidades oferecidas.

Atenção: As reservas devem ser feitas com bastante antecedência para que você garanta sua vaga. Os preços mudam diariamente de acordo com a ocupação, portanto se você decidir por este tipo de acomodação esteja preparado para reservar e pagar imediatamente.
 
 
ALUGUEL DE APARTAMENTO
A opção mais atraente para aqueles que desejam ter a experiência de "morar sozinhos" pela primeira vez. O apartamento que muitas vezes já é mobiliado além de ter inúmeras opções de localização. O tamanho e a qualidade também variam de um lugar para outro.

Studios são ótimas opções para casais ou para uma pessoa só (corresponde a uma "kitinete"no Brasil).

Esta é a opção que mais garante a liberdade e independência do estudante, e atenderá suas necessidades.

Recomendável para: Jovens maduros que estão dispostos a ter sua própria casa, arrumar, limpar, cozinhar, lavar roupas, etc.

Atenção: A grande maioria dos apartamentos têm algumas exigências para fechar um contrato de aluguel, como por exemplo: comprovação de renda.
 
 
ALUGAR UM QUARTO
A melhor alternativa se você quer independência, mas não preenche os pré requisitos para alugar um apartamento. Você encontra ofertas de apartamentos para alugar em sites. Colegas de escola normalmente também têm amigos e contatos procurando por "roommates" (companheiros de quarto / apartamento). Uma vez estando no exterior fica mais fácil encontrar estas opções.

Prós: Na maioria das vezes não precisa de comprovar renda, ter referência ou contrato de período minímo de permanência, apesar de que podem sim ser pedido. Como normalmente é mobiliado, você não precisa se preocupar com compras e gastos referentes a casa.

Recomendável para: os que querem independência mas não podem se comprometer a longos períodos. Para quem vai ficar entre 2 a 6 meses no exterior.
 
 
ALBERGUES E HOTÉIS
Recomendado para: quem irá permanecer menos de um mês no exterior e deseja independência e ótima localização.
 
 

       
Por onde
passamos
Galeria de
fotos
Depoimentos Newsletter